Campeonato Brasileiro perde um de cada cinco telespectadores

O Campeonato Brasileiro de 2012 foi o mais caro da história, já que estima-se que a Rede Globo desembolsou mais de R$ 600 milhões pelos direitos de TV aberta, mas foi também a pior audiência de todos os tempos, informa o R7, por Daniel Castro. Até o último domingo, o certame rendeu média de 17,2 pontos à Globo, uma substancial redução em relação ao ano passado, quando cravou 20,9 pontos até a 37ª rodada. A queda foi de 18%. Isso equivale a dizer que, em apenas um ano, um de cada cinco telespectadores do Brasileirão deixaram de ver o campeonato pela Globo.

A Band também perdeu audiência. Marcou 5,1 pontos, contra 6,6 no ano passado. Queda de 23% em um ano. Os dados são da Grande São Paulo, onde cada ponto no Ibope equivale a cerca de 60 mil domicílios.

Considerando a média nacional de 3,3 pessoas por domicílios, é possível afirmar que, na soma das perdas de audiência de Globo e Band, mais de 1 milhão de pessoas, apenas na região metropolitana de São Paulo, fugiram da frente do televisor na hora do futebol.

Isso porque os 5,2 pontos perdidos por Globo e Band, em tese, não migraram para nenhuma outra rede. O total de televisores ligados durante o Brasileirão de 2011 era de 56,5%. Neste ano, caiu para 50,9. Das redes abertas, somente o SBT cresceu.

A debandada do telespectador pode estar relacionada ao desempenho dos clubes paulistas. O melhor colocado na tabela é o São Paulo, em quarto.

A Globo registou audiências decepcionantes, como os 10,5 pontos de Cruzeiro x São Paulo, em 30 de junho, um sábado.

Mesmo na reta final, o público não despertou. O recorde positivo do torneio foram os 22,3 pontos de Cruzeiro x Corinthians, em 17 de outubro, uma quarta-feira, na última semana de Avenida Brasil.

Com o campeonato definido a quatro rodadas do final, os números têm sido burocráticos, tal como o futebol. Domingo passado, Ponte Preta x reservas do São Paulo rendeu 15,6 pontos.

Os dados fortalecem a ala da Globo que defende a volta do Brasileirão com mata-mata para definir o campeão.

Indique seus profissionais e programas esportivos prediletos ao Prêmio Esporte e Midia 2012 .

-->

Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem